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Vista aérea de Igrejinha em 1948, destacando as pontes e a Igreja Luterana

Vista aérea de Igrejinha em 1948, destacando as pontes e a Igreja Luterana

Em foto aérea de Igrejinha tirada no ano de 1948, destacam-se diversos pontos arquitetônicos e icônicos da cidade, como as pontes sob o Rio Santa Maria, atual Paranhana, com a antiga ponte de madeira à direita e a ponte da linha férrea à esquerda. A Estação Igrejinha, e consequentemente a ponte da linha férrea,foi inaugurada em 13 de outubro de 1922, seguindo o trecho iniciado em Hamburgo Velho no ano de 1903, que inicialmente ia até Taquara. Com as demais estações construídas ao longo dos anos, o trem pôde finalmente chegar à Serra (Canela e Gramado), colaborando para o desenvolvimento das pequenas localidades. A estação ficava localizada na esquina da Rua João Corrêa com a Avenida Presidente Castelo Branco.

À esquerda da foto, na Rua da Independência, está o templo da Igreja Gabriel, da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) cuja construção atual teve início em 1885 e inaugurada em 1900. Antes, porém, havia uma edificação em enxaimel, construída em 1862 e inaugurada no ano seguinte. A história da igreja está ligada diretamente à história de Igrejinha. De acordo com o saudoso Erni Guilherme Engelmann, “O ano de construção da igreja (1862) que, até 1874, era a única igreja em toda a região de Santa Maria do Mundo Novo, foi considerado o ano de fundação desta comunidade. Em razão da pequena e velha igreja, que reorganizou uma comunidade dividida, a localidade recebeu o nome de Igrejinha”. Em outro momento vamos detalhar melhor a história da Igreja Gabriel.

A rua, que segue paralela ao rio, mantém ainda hoje a maioria dos prédios desta foto, como a casa paroquial da Igreja Gabriel, localizada em frente ao templo. Sua construção data de 1893, com reforma executada em 1916. Mais próximo às pontes, no nº 639, está a antiga casa que hoje sedia o Sobrinhos Rock Bar, cuja construção remete aproximadamente ao final da década de 1930, tendo como primeiro proprietário João Guilherme Rahmeier.

Segundo Janete Maria Bergamo em seu TCC “Vias Públicas Da Cidade De Igrejinha: Permanências E Rupturas”, de 2012, “A Rua da Independência é a mais antiga da cidade de Igrejinha e uma das mais importantes. Era também chamada de a Rua da Igreja e teve seu nome trocado em 16 de setembro de 1965, conforme Lei Municipal de nº 12, quando passou a se chamar Rua da Independência. No início do século XIX, era somente uma trilha, mas era o caminho preferido pelos tropeiros e caixeiros, que mais tarde se tornaria uma das ruas mais movimentadas da cidade, na qual se instalaram muitos comércios”. Além disso, “também foi a primeira rua a ter casas numeradas, e a primeira rua da cidade a ter calçamento”.

A Revista Diário da Ferrovia é patrocinada pela Lei Paulo Gustavo e faz parte dosprojetos Trilhando a História de Parobé, Taquara e Nova Hartz, sendo responsável pelas notícias antigas da região, onde, através de chamadas extras, além de matérias, divulgará o que foi notícia e história em todas as localidades onde a VFRGS (Viação Férrea do Rio Grande do Sul) passava entre 1903 e 1964, de Hamburgo Velho até Canela. Em maio será lançada uma revista virtual com diversas matérias abrangendo a história de Parobé, Taquara, Nova Hartz e cidades da região.

Créditos da foto:

Acervo do Laboratório de Ensino de História e Acervo de História Regional da FACCAT

Fontes:

BERGAMO, Janete Maria. Vias públicas de Igrejinha: permanências e rupturas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) – Faculdades Integradas de Taquara

ENGELMANN. Erni Guilherme. A saga dos alemães: do Hunsrück para Santa Maria do Mundo Novo. Igrejinha/RS: E.G. Engelmann, 2004. Vols 1, 2 e 3.

Patrimônio Ferroviário no Rio Grande do Sul: inventário das estações. 1874-1959. Porto Alegre: IPHAE, 2002, 284p.

REINHEIMER, Dalva N; SMANIOTTO, Elaine. Documentário – Inventário do Patrimônio Histórico Arquitetônico e Artístico de Igrejinha. Prefeitura Municipal de Igrejinha e FACCAT, 2009.

Projeto criado por Maicon Leite, graduando em História pela FACCAT e presidente da AMUPA (Associação dos Amigos do Museu Histórico de Parobé). Todos os direitos reservados.

Projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo

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